Como busca não pode parar, deixamos a América do Sul para trás e rumamos até ao velho continente, mais propriamente até França, para conhecermos Darj. Natural de Saint-Malo, Darj tem o poder de captar desde de logo a nossa atenção, graças ao trabalho meticuloso e de qualidade das suas produções, nas quais explora o lado deep roots do Dubstep.
Para além de ter lançado esta semana o ep "Passenger", pela editora londrina Tribe12, Darj já trabalhou com editoras como Subslave Records, Sub Pressure, Phantom Hertz Recordings, Gradient Audio e Iron Shirt Recordings.
Este mês de Março tem sido de loucos no que a edições de qualidade diz respeito, desde de novos valores até a nomes já consagrados, vários foram aqueles que mostraram mais uma vez que é impossível a criatividade morrer. Um desses novos valores é o inglês George Harris (Geode para os amigos), natural de Londres Geode tem vindo a chamar as atenções sobre si, graças as suas produções cativantes, nas quais explora o lado negro, melódico e percussivo do Dubstep e da House music. No inicio desta semana e em junção com a conhecida editora Innamind Recordings, Geode lançou o seu mais recente ep "Vie", neste abraçou elementos de Post-Dubstep, Garage e 8-Bit e ligou-os através de 140 deep e tribal bpm's, criando desta forma um dos trabalhos mais interessantes deste primeiro trimestre.
O talentoso jovem produtor de Manchester Compa, promete fazer de 2013 o seu ano de afirmação, tendo para tal já com um considerável numero de edições marcadas. O primeiro lançamento "Kalindi / Antact", sairá pelas mãos da editora inglesa Kokeshi, já no próximo dia 8 de Abril, sendo que vai estar disponível em vinil e em formato digital. A nível de sonoridade como sempre Compa procura explorar novos caminhos, de modo a trazer sempre algo novo para a sua musica, aliando-se em texturas atmosféricas deambulatórias, melodias e ritmos cativantes, Compa agarra-nos desde do primeiro play. "Não podemos considerar isto dungeon, nem uma tentativa de voltar a tempos antigos. Isto é musica do futuro, vinda de um produtor que claramente esta a puxar os limites do Dubstep, mostrando que a única formalidade existente é os bpms e nada mais." Para os mais distraídos, Compa fará a sua estreia em solo nacional no próximo dia 15 de Junho.
Depois de se terem estreado o ano passado com "We are Monkeys", os austríacos DubApes estão de volta a editora inglesa Bacon Dubs, para lançarem o seu segundo e mais recente Ep "Alteration". Com o lançamento marcado já no próximo dia 25 de Março, "Alteration" terá apenas direito a edição em formato digital, sendo que vai contar com 3 faixas originais + mais uma remix, que ficara a cargo do patrão da Bacon Dubs, Sparxy, para além deste o ep conta ainda com as participações de Kinetical e de The Paranox. A nível de sonoridade "Alteration" é um daqueles ep's que a partir do momento em que se carrega no play, se sente desde de logo um chamamento que nos leva a viajar por entre as profundas atmosferas de cada uma das faixas.
Depois de no ano passado terem estado on fire no que a lançamentos e projectos diz respeito, os neozelandeses Truth estão de volta e trazem consigo um novo 12". Com lançamento marcado para a próxima 2ª feira - 25 de Março, "Iron Lung / Medusa" sairá pela mãos da interessante editora polaca New Moon Recordings, que faz aqui o seu sétimo lançamento, estando o mesmo disponível tanto em formato vinil como digital. Quanto aos temas "Iron Lung & Medusa", podem esperar alguns dos beats mais profundos que alguma vez saíram da mente dos Truth, aliados a paranóicas e cavernosas atmosferas, sempre seguras por uma bassline que nos hipnotiza a mente.
2013 promete ser um ano prolifero para o conhecido Dj/ Produtor húngaro Madd, depois de começar o ano explorando o universo de Horace Andy, Dj Madd surge agora como uma dupla novidade que promete agradar a todos os fãs. Depois de passar por editoras como Black Box e Wheel & Deal, Dj Madd cria a sua própria editora a Roots & Future, na qual e como o nome indica promete explorar novos caminhos sem nunca renegar o passado, como uma novidade nunca vem só, Dj Madd já tem o seu primeiro lançamento agendado para a primeira semana de Abril.
Este ficará a cargo do próprio Dj Madd, sendo que poderemos encontrar um 12" com os temas "Never 2 Late" que conta com a participação de G.Rina e "Murder Dub", no qual poderemos encontrar uma mistura de deep com dub vibes sempre acompanhados por um sub penetrante.
"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas.
Muito conhecimento, que se sintam humildes.
É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."
(Leonardo da Vinci)
Parece que foi ontem que a nossa busca dominical de "Knowledge" começou, depois de longo caminho percorrido chegamos a 100ª edição.
Depois de muito pensarmos na melhor maneira de celebrar esta edição, chegamos a conclusão que a melhor opção seria voltarmos atrás no tempo e voltarmos ao documentário BassWeight.
Ao longo de 1 hora, este retrata o crescimento do género desde as suas origens obscuras no sul de Londres até ao reconhecimento a nível mundial.
Dirigido e produzido pela SRK, este filme altamente estilizado viaja do berço do Dubstep em Croydon para a Europa, Japão e Brasil, demonstrando o impacto que tem provocado a nível mundial.
Depois de uma breve paragem pelo continente Asiático os Nv estão de volta a estrada, desta vez rumo ao Brasil para conhecer Mishva. Vindo de São Paulo, Mishva captou a nossa atenção com o seu Ep de estreia "Gaia", dono de uma sonoridade escura e distorcida por vezes minimal, foi nomeado para "Best New Producer" nos últimos Dubstepforum Awards. Depois de ter lançado trabalhados por editoras como Iron Shirt Recordings e Krypt Records prepara-se para voltar brevemente as edições desta vez pela mão da Bassweight Recordings e da Phantom Hertz.
Considerado por muitos um dos produtores mais interessantes a sair de Bristol nos últimos anos, Peverlist desde de sempre soube cativar os ouvintes mais exigentes, graças a uma produção fresca e sem barreiras.
Afastado das edições em nome próprio há mais de um ano, Peverlist volta agora com o 12" "Aztec Chant / Livity", que será lançado pela white labelLivity Sound (da qual é responsável juntamente com Kowton e Asusu) já no próximo da 18 de Março.
Poucos foram nomes que tiveram o mesmo impacto que os Kryptic Minds no panorama musical underground, donos de uma carreira com mais de 10 anos, os Kryptic Minds são conhecidos pela sua visão muito própria de exploração sónica. Os Kryptic Minds preparam-se neste momento para voltar aos Ep's com o "Namaste", que sairá já no próximo dia 18 de Março pela editora Osiris. O Ep começa sobre o consigno do poder mental de "Medula" e "To Feel", que absorve desde logo toda a nossa atenção, virando o disco encontramos um dos maiores objectos de adoração de que há memoria nos últimos tempos "Badman VIP", todos os que tiveram oportunidade de a sentirem sabem o que ela representa, para finalizar nada melhor do que o sub-sonic banger "Namaste".
No TSd Podcast deste mês, temos como convidados um dos duos mais interessantes no panorama Dubstep da actualidade, os ingleses Congi... Take a step to Dub - Antes de mais, como estão? Congi - Estamos muito bem, obrigado. TSD - Para os mais distraidos, quem são os Congi? C - Basicamente somos um duo quem vem de Notthingham (Uk) e que a cima de tudo gosta de produzir e misturar em conjunto. TSD - Quando é que o djing/ produção entrou na tua vida e que impacto teve? C - O djing e a produção estão na presentes nossa vida desde que éramos adolescentes, sendo que o G esteve ligado ao inicio da cena Grime de Nottingham, e eu mesmo antes do djing/ produção aparecer já me tinha rendido aos encantos de coleccionar discos. TSD - Vamos agora recuar um bocado no tempo. Quando é que o vosso gosto pelo Dubstep despertou? C - Isso já foi muitos anos atrás! Acho que a primeira vez que ouvimos Dubstep foi pela mão do nosso grande amigo Ninja, por volta de 2005, antes disso nenhum de nos tinha a mínima ideia do que era a cena Dubstep em Londres.
Desde então tem havido a natural progressão das coisas. TSD - Como é que definem o vosso processo de criação musical? C - Acho que quando uma pessoa produz sozinha o seu processo de criação expressa as ideias que se tem naquele momento, enquanto quando se produz com mais alguem, grande parte do tempo é gasto em refinando o som e evoluindo em jam sessions. TSD - No vosso entender, quem é o público que se identifica com a vossa musica? C - É difícil dizer, visto que nos dias de hoje a musica consegue espalhar-se pelo mundo inteiro muito rapidamente graças a internet, sendo que qualquer pessoa pode-se identificar.
Mas claro que é bom saber que há quem goste da nossa musica, espalhados por ai. TSD - Acabaram de começar o ano com o lançamento de "Closure / No Way Back". As reacções tem sido as que esperavam? C - Para sermos honestos, tentamos manter-nos afastados disso de modo a estarmos concentrados naquilo que estamos a fazer.
Mas claro que é sempre agradável ouvir alguem dizer que gosta da nossa musica. TSD - Como vêem o actual estado do Dubstep? C - Tentamos não nos concentrar em demasia, visto no dias de hoje ser impossível acompanhar tudo aquilo o que acontece.
A parte disto, escusado será dizer que ambos ainda gostamos bastante de ouvir Dubstep e há um grande numero de artistas novos e velhos que nos inspiram diariamente. TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos que te têm chamado a atenção nos últimos tempos?
C - Em termos de Dubstep, há uns quantos artistas que tem elevado a musicalidade ao longo dos anos e de quem gostamos muito.
Nomes com Author (quer como grupo quer a solo como Ruckspin e Jack Sparrow), Quantum Soul, Quark etc estão um passo a frente, tens ainda nomes da nossa geração como Geode, B9, Jafu e o nosso grande amigo Fable que têm estado a fazer coisas brilhantes, sendo que depois tens o Mala, que foi o grande destaque do ano passado com o seu álbum, como sempre é alias. TSD - Quais são os vossos objectivos para o futuro? C - Actualmente estamos a trabalhar num projecto de grupo com outros artistas, sendo que os resultados deverão aparecer por ai nos próximos meses, aparte disso estado a trabalhar no estúdio em diversos singles bem como num álbum de Congi, nos quais estamos a tentar ser o máximo progressistas que podermos. TSD - Qual a pergunta que nunca vós foi feita e que gostariam que fizessem? C - Haha, talvez "Qual é o nosso lanche favorito?" Um tigela de cereais com oreos esmagados e leite frio cai sempre bem, parabéns ao Geeni pela dica. TSD - Para finalizar, algum shout out ou menções especiais? C - Um Big up para todos os produtores com quem temos vindo a trabalhar ao longo dos últimos tempos - Fable, Geode, B9, Jafu, Quantum Soul, Occult, Ninja, Unique & Gantz. E um Big shout out para toda a Notthingham Crew - RubberDub/Tribes/Wigflex/Mimm/Tumble Audio/Berkane Sol in full effect. Ps: English version here.
Depois de ter participado nas compilações "Origami Sound 5000" e "Origami Sound Volume Three" Zacarocha volta-se a unir a editora romena Origami Sound para lançar o seu Ep de estreia, "Use Me". Para os mais distraídos Zacarocha é o projecto musical do jovem produtor algarvio Guilherme Lopes, no qual se dedica a explorar o lado mais meditativo da electrónica britânica. Neste seu Ep de estreia "Use Me", Zacarocha traz-nos mais uma vez um trabalho fresco e intimista no qual explora sonoridades Bass, Dub, Electronica, Experimental com um pequeno toque de R&b.
Com o mês de Março a revelar-se extremamente prolifero no que a boas edições diz respeito, é de destacar o Ep "No more" do jovem produtor Jafu. Com apenas 19 anos, Jafu prepara-se para lançar no próximo dia 11 de Março o seu 3 registo discográfico, desta vez pela mão da editora inglesa Soulstep. Com um futuro brilhante pela frente, Jafu traz em "No More" um estilo de produção próprio e orgânico que assente em pontos de percussão energéticos ou acordes de Jazz.
A editora inglesa MindStep (Best New Label - Dubstepforum Awards 2012), acaba de editar um dos mais interessantes Ep deste primeiro trimestre de 2013, "Koanashi" de Trashbat. Crescendo rodeado por enumeras influencias musicais, Trashbat desde de cedo sentiu atracão pela profundidade e textura do som, a qual cruzou em "Koanashi" com seu amor por Jazz antigo, bandas sonoras e Dubstep, criando desta forma um Ep fresco e intimista repleto de emoções. Koanashi já se encontra a venda nas principais lojas da especialidade, estando disponível em formato digital e cd (limitado).
Depois de uma passagem pelos EUA, os Nv rumam em direcção ao Japão para descobrir Dubtro. Yu Ono aka Dubtro é um jovem produtor de Tokyo, com um passado ligado ao Hip hop, que se apaixonou pelo mundo dos graves depois de ter presenciado um set de Mala. Dono de um sonoridade dark e deep que nos envolve desde da primeira audição, Dubtro já chamou sobre si as atenções da comunidade Dubstep, tendo já lançamentos marcados por editoras como Mindstep e Back to Chill de Goth Trad
A maior comunidade de Dubstep mundial, o Dubstepforum realizou este ano, mais uma edição dos seus prestigiantes Awards.
Os seus 62858 membros, foram convocados mais uma vez a exercerem o seu direito de voto, elegendo desta forma os nomes que mais se destacaram durante 2012. Assim os prémios vão para: