De volta a estrada, os Nv viajam esta semana até ao norte da Alemanha, para conhecer o jovem produtor Causa. Natural de Hamburgo, Causa tem-se assumido nos últimos tempos, como um dos principais focus de interesse no panorama underground do Dubstep, graças a sua sonoridade e abordagem únicas. Apoiado por nomes como J:Kenzo, Mesck e Conscious Pilot, Causa conta já com trabalhos lançados por labels como FKOF e Surfase Records.
"In Pieces" é o mais recente trabalho dos nossos já conhecidos Vaun & Jafu e assinala com chave de ouro o inicio de actividade da Albion Collective. Situado algures entre um Tri hop imersivo e um jazzy 2-Step, "In Pieces" faz as delicias de qualquer apreciador de boa musica, tamanha é a sua elegância. Sendo que para abrilhantar ainda mais o lançamento, ALBION001 conta com remixes de Jack Sparrow e Sly One.
Após terem lançado “Alium” o ano passado, os ingleses Submotion Orchestra estão de regresso ao activo, desta vez em formato Ep, o qual denominaram de "III". Editado pela Counter Records, este trabalho é descrito pelos próprios como "a sort of 21st century electronic oomph, with deep synths covering the bass role while chopped-up vocals, analogue bleeps and percussive crackles steadily build the tension up to a vocal and whistle refrain that’s as fitting as it is unexpected."
De volta ao trabalho após o sucesso do projecto "7 Days", a Uprise Audio celebra este ano a entrada no equinócio de outono, com o west coast flavour de Juss B. Previsto para 25 de Setembro, UA013 traz-nos 5 faixas citadinas, carregadas de estruturas e elementos complexos, apoiadas em beats mutantes e ambientes escuros de bass addicts
A dinamarquesa Circle Vision e a inglesa New World Audio, decidiram unir esforços para um especial tag label release, que contara com a participação de nomes como RDG, Squarewave, Gaze Ill e K Man. Previsto para 25 de Setembro, CVNWA001 divide para conquistar, sendo que cada editora assumiu um dos lados do lançamento com "Choose One / Interscale" e "Understand / Civilised" respectivamente.
Com a Escandinávia já no retrovisor, esta semana apontamos baterias a Itália, para conhecermos melhor Lowryder. Natural de Milão e membro do colectivo The Hooderz, Lowryder é mais um bom exemplo da qualidade que Itália nos tem dado nos últimos anos. Dono de uma produção marcadamente deep neuro dark, Lowryder conta já com lançamentos por editoras como Gamma Audio e Subotage.
O produtor de Manchester Joe "Synkro" McBride, prepara-se para lançar a breve prazo o seu primeiro álbum de originais intitulado ”Changes”, que mais uma vez terá o cunho de qualidade da Apollo Records. Previsto para 18 de setembro, "Changes" explora o desejo de Synkro "take knowledge from the past and use it to change the future" sendo moldado apartir do recente fascinio de Synkro por equipamento analogico, que segundo o mesmo "I got addicted to vintage synths after a trip to Japan last year" I came back with a Juno-6 and SH101 both of which play a big role in the album". Sendo que para Synkro "Finding early electronic music has always been a massive inspiration to me, learning the roots of where everything we listen to now comes from. It always amazes me how much has already been done with electronic music but it still keeps progressing".
Depois de passagens por editoras como Minstep e Warriorz, chega agora a vez da editora de Croydon Biscuit Factory, receber o belga ARtroniks nas suas instalações. Figura de proa na cena underground, ARtroniks tem vindo nos últimos anos a desenhar uma sonoridade própria, que "The Haven" reproduz na perfeição ao longo das suas quatro faixas, carregadas de baixos magistrais e melodias carismáticas.
Fã incondicional das edições por conta própria e da liberdade que estas proporcionam, Biome acaba de lançar a meia dúzia de dias, o seu mais recente Lp digital "Sombre". Editado via bandcamp, "Sombre" faz da multiplicidade de géneros e influencias (Dubstep, Garage, Techno, Drum & Bass e Electrónica) a sua maior arma e riqueza.