Este mês temos 404 not found aos comandos do TSDcast!
Take a step to Dub - Quem é o 404 not found? 404 not found é um projecto ligado ao colectivo Mais Baixo.
Nasceu não só da necessidade de haver alguma diversidade de Djs numa altura em que não se promovia a vertente mais "roots" do Dubstep, mas também de mostrar os valores e a sonoridade da casa Mais Baixo.
Evolui depois para um projecto marcado pelo uso praticamente exclusivo de vinil, que mostra espero eu, não só o estado actual do Dubstep, como também o meu próprio processo de evolução e gostos em toda a cena bass.
TSD - Quando é que o djing o entrou na tua vida? E que impacto tive?
404 - Com um passado musical mais ligado à vertente banda, o DJing é realmente uma paixão recente.
Tendo entrado na minha vida quando comecei a prestar mais atenção ao mercado electrónico, nomeadamente o d&b e claro o Dubstep à cerca de 4 ou 5 anos, sendo que o impacto foi tremendo, pois nasceu todo um respeito perante a cultura do vinil e da qualidade musical em prol da quantidade.
TSD - Como é que o Dubstep entrou na tua vida e o que mais te chamou nele?
404 - Esta pergunta é traiçoeira pois embora já conhecendo alguns nomes nomeadamente Mala, Skream, Benga, etc o Dubstep só entrou realmente na minha vida após a primeira edição do Outlook Festival, que frequentei em 2010.
A quantidade / qualidade indescritível de produtores e Dj's que vimos nesses 4 dias, mudou por completo todos os que foram nessa viagem e é após este primeiro contacto com a cultura de soundsystem e de bass music que acaba por nascer o Mais Baixo.
TSD - Como vês o actual estado do universo dos 140 bpms?
404 - A voltar atrás no tempo, mas no bom sentido.
Muitos dos produtores que entraram para os 140 meramente pela formula e pela fama rápida, estão a passar para outras sonoridades, deixando quem realmente gosta de produzir Dubstep poder voltar a criar sem estar preso por um tipo ou outro.
Existe muita musica saudável nos 140 e muitos produtores que estão a aproveitar este momento mais em "baixo de forma" do mercado para singrar.
A meu ver o Dubstep está a voltar ao underground, acho que agora vai ser mais difícil voltar a ver nomes a fazer tours mundiais (como Magnetic Man) ou álbuns a passar na radio.
No entanto acho que o empenho dos produtores e promotores só vai aumentar, pois quem vai às festas e quem compras as musicas já só o faz por gosto e não por moda.
TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos que te tem chamado atenção nos últimos tempos?
404 - A nível pessoal a label LionCharge tem-me chamado muito à atenção nos últimos tempos, as releases mais Dub de nomes como D Operation Drop ou Sound Control tem mostrado que o lado mais pesado do Dubstep ainda está forte.
Dentro da onda clubbing, nomes como Axh ou Eshone tem andando a produzir sons muito interessantes e claro os "classicos" como Biome, Killawatt ou Ipman que constantemente lançam malhas preparadissimas para a pista de dança.
TSD - Quais são os objectivos para o futuro?
404 - Mais do mesmo claro!
A cena bass está em constante evolução e há muita musica interessante desde os 130 aos 180bpm.
Temos ainda algumas surpresas para este ano com o Mais Baixo, que estão naturalmente ligadas com o projecto 404notfound, mas ainda é cedo para revelar os segredos todos.
TSD - Ultimas palavras?
404 - Um grande obrigado ao TSD pelo convite e pelo excelente trabalho que faz em divulgação e promoção de artistas nacionais e internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário