sábado, 31 de março de 2012

Nv 41 - Pheral


A caminhada dos Nv continua, e esta semana dão um salto até a Bélgica para conhecer Pheral.

Pheral é um projecto constituído pelos jovens produtores Gengar e Bagheera, que nasce influenciado pela sonoridade mais dark e deep do universo Dubstep.

Apesar da juvenilidade do projecto, já tem previsto para 2012 lançamentos pelas editoras Macabre Unit e Innamind Recordings, contam ainda com apoios de pessoas como Sleeper, Biome, Beezy, BunZer0, Demon, Perverse, Tallan, Versa, Rowl, Anex, Occult etc.
 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rinse Presents Roska 2



Roska prepara-se para voltar as edições via Rinse, através da sua já conhecida serie Rinse Presents...

Com o lançamento previsto para o próximo dia 28 de Maio, Roska parte para este novo trabalho pegando na linha onde o seu ep "Jackpot" ficou, assim sendo espera-se novas aventuras sónicas ao nível do Uk Bass, nas quais contara com colaboração de Ruby Goe, Sweetie Irie, Mz Bratt e Jamie George.

Tracklist:

01. ‘You Dun Kno’
02. ‘Memories’ feat. Ruby Goe
03. ‘OnRinseSinceZeroEight’
04. ‘Do You Like This’ feat. Jamie George
05. ‘The Oracle’
06. ‘Metric’
07. ‘Badman’ feat. Sweetie Irie
08. ‘Eleven 45'
09. ‘Go’ feat. Mz Bratt
10. ‘Spanner In The Works’ feat. Swindle & Funtcase





terça-feira, 27 de março de 2012

Tempa lança 12" de Proxima

A mítica editora Tempa esta de volta as edições, para o lançamento do 12" (Formal Junction / Grunge) de estreia do holandês Proxima.

Com um passado ligado ao Dnb, Proxima vira-se agora para os 140 bpm, carregados de atmosféricas negras e sub graves sinistros, sonoridade que fez captar atenção Youngsta.

Desta forma podemos encontrar em "Formal Junction" um tema com mudanças constantes ao nível da precursão e com uma bassline metálica.

Já em "Grunge" temos um tema de cariz minimal, carregado de mau humor.

domingo, 25 de março de 2012

Knowledge 50 - Breakage


“Nunca é demasiado tarde para seres aquilo que devias ter sido”
(George Sand)

A busca continua, e para nós ajudar nesta longa caminhada em busca de Knowledge, esta semana temos Breakage.


sábado, 24 de março de 2012

MIT (made in tuga) 34 - Notemad


Depois de nas últimas edições do MIT termos andado a descobrir o talento nacional espalhado por terras de Sua Majestade, esta semana voltamos a Tuga para conhecer Notemad.

"Notemad a.k.a Rafael Teodósio é um jovem produtor de Dubstep da Pontinha, Lisboa.

Baixos pesados e os ambientes dub são o prato do dia na sua zona."










quinta-feira, 22 de março de 2012

Dark Sky volta com Black Rainbows


O trio londrino Dark Sky prepara-se para voltar as edições, com o lançamento do novo ep "Black Rainbows".

Neste lançamento previsto para o próximo dia 26 de Março, os Dark Sky voltam a editora Black Acre que os lançou ao mundo em 2010, com o 12" "Something to Lose/ Ghost Notes".

"Black Rainbows" é tido como uma evolução natural para os Dark Sky, onde a inteligência das suas músicas são levadas a um patamar superior.

Tracklist:

01 F-Technology
02 Tremor
03 Zoom
04 Totem

terça-feira, 20 de março de 2012

Badroomstudio Rec. lança Periferias

A editora portuguesa Badroomstudio Records, esta de volta as edições, com o lançamento seu mais recente ep "Periferias".

Editado visando uma manobra de descentralização e procura de nova musica electrónica nacional, "Periferias" conta com a participação de Sine Sabotage, Intergalatic Smugglerz, Notemad e Foklin que assinam cada um, uma faixa do ep.


domingo, 18 de março de 2012

Knowledge 49 - Starkey


“A opinião da nossa importância nos é tão funesta como vantajosa e segura a desconfiança de nós mesmos”
(Marquês de Maricá)

A caminhada contínua, e esta semana o knowledge foi até Filadélfia para conhecer e absorver o conhecimento transmitido por Starkey.

Nv 40 - Gutcha


A jornada dos Nv continua, e esta semana voltamos a terras de Sua Majestade para conhecer a música de Gutcha.

Natural da mítica terra do Robin Hood, Nottingham, Gutcha explora o lado mais deep e dark do Dubstep mas sempre com um toque de Grime.









quinta-feira, 15 de março de 2012

Icicle assina Rinse:19


O Dj / Produtor Icicle, é o mais recente convidado a assinar a compilação Rinse, nesta 19ª edição poderemos encontrar um caldeirão de influencias, que vão desde Dubstep, ao House, ao Drum and Bass e ao Tecnho.

Na sua seleção de faixas para a Rinse: 19, poderemos encontrar nomes como Locked Groove, Distance, J.Robinson, Proxima, Killawatt, Rockwell e Sabre.

“My ideal world,” Icicle says, “would be where, as a music producer, you're known for a sound, but not so much for a specific genre.”

O lançamento está previsto para o dia 30 de A bril

Tracklist:
Icicle - Intro
Icicle - Deep Tech
Locked Groove - Centraal
Icicle - Kick In The B
Distance - Searching
Spinline - Monday Luv
J. Robinson - The Maasai
Icicle - Together In The Dust
Proxima - Grunge
Icicle - Acid Step
Sleeper & District - Terraformed
Youngsta - Untitled
Proxima - Brainstem
Killawatt - Centipede Effect
Icicle - BNC
Clarity - Other Sights
Rockwell - The Rain
Spinline - Alien
Sabre - Halo Danger
Icicle - Full Moon



terça-feira, 13 de março de 2012

TSD Podcast 25 - Mix by 1Way + Entrevista


Foto por José Farinha

Take a step to Dub - Quem é o 1Way?

1Way -
O 1Way nasce por volta de 2004, depois de aventuras pelo Drum n Bass ainda com o nome JustLee, e de outro projecto de fusão House/Rock/Electrónica/Dub chamado The Dead:Lees.

A ideia inicial para o 1Way foi explorar o Dub em todas as suas formas, do passado ao presente ao futuro, e começar a experimentar com produção.

TSD - Quando é que o djing/produção entrou na tua vida e que impacto teve?

1W -
Depois de algumas experiências com bandas Punk Hardcore e Metal, o Drum n Bass apareceu na minha vida por volta de 97, 98.
Junto com Deadly Cut (mais tarde também nos The Dead:Lees) começamos a comprar os primeiros discos e a misturar juntos, na altura só com um prato e um discman. Daí até 2002 não paramos e juntos ou a solo passamos pelo Meia Cave, Mau Mau, Hard Club entre outros.

Nessa altura mudei-me para Londres e a exposição a uma quantidade gigante de música levou-me a querer explorar outras sonoridades. Daí aparecem os The Dead:Lees por volta de 2003, 2004, esquecendo um pouco o Drum n Bass, misturava-mos toda a música que já tínhamos comprado no passado com a música nova que comprávamos e onde também dei os meus primeiros passos em produção, nessa altura passamos por vários sítios em Londres como o Fabric, Bar Music Hall, Sosho e outros.
Sempre me considerei mais um DJ do que produtor, mas nos últimos 4 anos as posições inverteram-se totalmente.
TSD - Como é que o Dubstep entrou na tua vida e o que mais te chamou nele?

1W -
Vivendo no sul de Londres não se escapa a Reggae, Dub, Grime e Garage por todo o lado.
Na altura eu partilhava uns sets mais ou menos regulares com o Buster no seu programa Basspaths na Wireless FM, mais Breakbeat e NuSkoolBreakz.
Ao mesmo tempo também partilhava muitas sessões com o lendário produtor Arthur Baker que iam do Disco ao Electro mas faltava-me qualquer coisa.
A junção do Grime e Garage no Dubstep ao início não me atraiu muito, foi depois de explorar Dub Techno que comecei a entrar mais na onda, e quando saíram as primeiras coisas de Burial, Scuba e 2562 é que encontrei o que procurava.
Uma cena onde não havia verdadeiramente barreiras em relação a fórmulas e a sonoridade. Muita gente vinha do Drum n Bass, outros do Reggae, outros do Garage, do Grime, do Techno e por aí fora. Isso foi o que me atraiu mais. Ah, e o facto de que de repente se poderia ouvir uma faixa ambiente numa pista de dança as 4 da manhã sem ninguém arredar pé para ir ao bar ou fumar um cigarro.
A atenção nesta altura saiu da pista de dança e do DJ e voltou-se para a música. Entre 2006 e 2008 mais ou menos, foram tempos muito interessantes.
TSD - Como vês o actual estado do Dubstep?

1W -
Depois dessa excitação inicial onde realmente não havia barreiras, o inevitável aconteceu e tudo se fragmentou. O que não é necessariamente mau.
Ainda acredito nessas ideias base do Dubstep mas não me identifico com a maior parte da música.
Não faz sentido chamar-se Dubstep a algo que falha no princípio mais básico do próprio nome, Dub.
Ao mesmo tempo não condeno o que outras pessoas gostam e fazem, mas devo dizer que também nunca houve um género de música que tivesse a capacidade de me irritar e de me cativar tanto ao mesmo nível.
Existem quantidades imensas de música muito boa, mas existem ainda mais de música muito má infelizmente. O processo de selecção é cada vez mais fastidioso, o que ao mesmo tempo pode ser bom e ajudar á personalização dos sets e gostos de cada um. Pode ser um pau de dois bicos.
De qualquer forma acho que estamos a passar um momento interessante, não só para o Dubstep mas também para a música electrónica em geral.
TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos que te têm chamado a atenção nos últimos tempos?

1W -
Basta olhar para a tracklist do meu set.
São tudo produtores relativamente novos e talentosos, com os quais espero poder trabalhar num futuro próximo, de uma forma ou outra.
Posso destacar Pier de Ljubljana, INFRA, Species e Ill_K de Berlim. Sempre preferi descobrir o que se passa no underground e o que pessoas menos conhecidas estão a desenvolver.
Aparte do que ouço em podcasts e em pesquisas, acabo por ouvir pouco Dubstep.

A ideia deste mix, além de promover edições recentes e futuras da Badmood Recordings, é também mostrar o que encontrei nos últimos meses em Berlim e principalmente tentar cruzar diferentes sonoridades dentro do género.

TSD - Quais são os objectivos para o futuro?

1W -
Acabei de me mudar para Berlim por isso ainda tenho um longo caminho para percorrer a vários níveis, mas principalmente investir o máximo na editora que tenho com o Buster, Nsekt e Rita Maia, a Badmood Recordings.
Isso está no topo da minha agenda e temos umas quantas edições alinhavadas com as quais estamos bastante contentes.
Tenho tido um regresso ao DJing desde que cheguei a Berlim mas espero poder concentrar-me ainda mais na produção não só como 1Way mas com outras ideias bem diferentes que penso preparar, talvez usando outros nomes.
Também mantenho um projecto paralelo com o Ruído (aka Stereopathy) de nome ALMA com o qual lançamos o terceiro single recentemente e que tencionamos explorar mais.
Sempre gostei muito de colaborações e remixes, e prevejo também acontecerem mais algumas em breve.
TSD - Uma mensagem para os nossos leitores.

1W -
Antes de mais obrigado por ouvirem e lerem.
Apoiem os artistas que gostam. Comprem a música deles e apareçam nas festas ou concertos.
Isso são as únicas maneiras de manter a roda em movimento.
Hoje em dia podem comprar-se músicas por um ou dois euros, muitas vezes directamente ao artista.
Acho curioso que se ponha uma música para download gratuito e 300 pessoas a saquem, mas quando editas uma música por um euro, vendes duas cópias. Pensem nisso!
Um bem haja também ao Take A Step To Dub por manter a chama viva e espalhar o vírus!

English version in here.

domingo, 11 de março de 2012

Knowledge 48 - Submotion Orchestra


"Tudo o que nos irrita nos outros pode levar-nos a um entendimento de nós mesmos."
(Carl Jung)

A busca continua, e para nós ajudar nesta longa caminhada em busca de Knowledge, esta semana temos Submotion Orchestra.


sábado, 10 de março de 2012

MIT (made in tuga) 33 - Ruído


Aproveitando a nossa a viagem até Inglaterra iniciada na última edição do MIT, demos um salto até Londres para conhecermos Ruído.

“Residente em Londres desde 2004, deixou já nessa altura uma profunda marca na cena Drum & Bass da cidade do Porto e com ecos por todo o país, em particular pelo seu projecto HipDrumBeat ao lado do seu companheiro Oder.

Já em Londres, intensifica a sua actividade de produção musical, resultando em edições pela VIM Records (Grécia), Erase Records, Scarcity Records e claro, agora também pela BadMood Recordings.

Actualmente Ruído actua também sob o nome de Stereopathy, onde com a sua editora 19th Studio, se dedica às electrónicas do Dub Techno.”







quinta-feira, 8 de março de 2012

Deep Medi edita 12" de Mensah


O veterano produtor de Bristol Mensah, foi convocado para lançar um 12", pela editora Depp Medi, a sair no próximo dia 26 de Março.

Do lado A terá a faixa "Gambia", já conhecida do seguidores de Mala, visto esta ser uma das malhas mais tocadas nos set's dele e na qual Mensah demonstra mais uma vez a sua grande versatilidade.

Já do lado B teremos a faixa "The Trailing Moons of Saturn", que segundo consta é um tema tão aventureiro como o nome sugere.

terça-feira, 6 de março de 2012

Nv 39 - Tallan


A jornada dos Nv continua, e nesta edição demos um salto ate ao pacífico, não para nos fascinarmos com a haka, mas sim para conhecermos Tallan.

Vindo das profundezas da Nova Zelândia e seguindo a linha dos grandes produtores a vir desta parte do mundo (como Truth ou The Upbeats), Tallan traz consigo uma sonoridade rica e uma técnica trabalhada, na qual a beleza de uma sonoridade dark reflecte todo o seu esplendor.









domingo, 4 de março de 2012

Knowledge 47 - Ikonika


"O conhecimento é uma contínua evolução do pensamento."
(Raimundo Oliveira dos Santos)

Na edição do Knowledge desta semana encontramo-nos com Miss Sara Abdel Hamid, mais conhecida no universo do Grave por Ikonika.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Tectonic lança Amphibian/Booyant de Distal


A editora de Bristol Tectonic, preparasse para lançar no próximo dia 5 de Março o 12" "Amphibian/Booyant" de Distal.

Natural de Atlanta, Distal é conhecido pela sua abordagem fresca, incorporando e explorando na sua música, elementos de Dubstep, Juke, Hip hop e Footwork.

Antecedendo o lançamento do seu futuro álbum "Civilization", a sair também pela Tectonic no próximo mês de Abril, "Amphibian/Booyant" leva-nos para um universo de experimentação, onde o Dubstep não tem barreiras e no qual é cruzado com elementos vindos do house e oscilações sonoras







*Faixa retirada do futuro álbum