sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TSDcast 59 - Mystic Fyah Entrevista + Mix


Directamente da Lisa para o TSDcast - Mystic Fyah

Take a step to Dub - Boas Mystic Fyah’s

Há sensivelmente 10 anos atrás, iniciaram a vossa aventura pelo universo SoundSystem, onde adoptaram o nome de Mystic Fyah. Contem-nos de onde vem a vossa ligação à música, e que influências vos desenharam?

Mystic Fyah - Antes de formarmos o sound system, todos nós tínhamos uma relação com a música como ouvintes, não só de Reggae mas também de outros estilos como o Rap e o Drum and Bass, sendo que o nome Mystic Fyah, surgiu num ‘brainstorming’ e ficou após inúmeras ideias.

TSD - Apesar de nesta altura já ser uma pergunta cliché para vós, como é que a cultura SoundSystem entrou na vossa vida e o que mais vos cativou nela?

MF - Desde sempre ouvimos bastante música, mas foi a partir do Reggae que tivemos interesse em explorar e conhecer toda a sua história. Foi então que nos deparámos com a cultura soundsystamens jamaicana e, mais tarde, a europeia.

No nosso percurso, inicialmente éramos um colectivo de selectas e mc’s, que fazia questão de fazer jus á tradição do sound system e tocávamos apenas discos de vinil, em 2013 iniciamos uma nova etapa que foi a produção de originais e por fim, mas não menos importante, em 2015 apresentamos o nosso sound system, ainda que parcialmente construído por nós.

TSD - Como vêm o panorama SoundSystem nacional de momento?

MF - Um movimento um pouco mais pequeno do que gostaríamos, mas no bom caminho. 

Temos visto um crescimento e um maior interesse do massivo a cada festa, havendo cada vez mais gente a dar suporte à cultura sound system.

TSD - Para além da vossa actividade enquanto soundsystem, Mystic Fyah também é conhecido por explorar a produção musical, tendo em finais de 2014 estreado com o EP "Raveolution", em parceria com a Lisa. Como é que sentiram as reacções das pessoas?

MF - O lançamento do EP teve um feedback muito positivo por parte do massivo, chegando a ter 2 músicas a tocar na rádio: “Soundsystem” na rádio Oxigénio, e o “Shoot di words” pela mão do Dj Xoices.


TSD - Tendo a internet, revolucionado o modo como absorvemos música nos dias de hoje. Quais são no vosso entender os prós e contras desta revolução?

MF - Tal como quase tudo na vida, existem aspectos positivos e negativos. 

Por exemplo, a internet permite a todos os artistas de menor expressão, chegar a qualquer lado do mundo, e em contraponto, permite ao ouvintes conhecer uma maior diversidade de artistas, por outro lado os downloads ilegais, vieram fazer com que muitos artistas, vissem reduzidas as suas receitas, pois hoje em dia é possível “sacar” discografias completas, sem qualquer custo.

TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos, que vós tem chamado mais atenção nos últimos tempos?

MF - Em termos de produtores de Reggae/Dub, temos de destacar OBF, Panda Dub, Dubbytech, Radikal Guru, Manudigital ou Tuff Scout.

TSD - Olhando um pouco para o futuro, o que podemos esperar de Mystic Fyah?

MF - Sem podermos adiantar datas, iremos fazer um upgrade ao nosso soundsystem, e iremos continuar com o lançamento de novos originais.

TSD - Agora qual é a pergunta que nunca vos foi feita e que gostavam que vos fizessem?

MF - “Querem vir tocar ao United Nations of Dub – Weekender?”

TSD - Para terminar, têm alguma mensagem que gostariam de passar aos vossos / nossos ouvintes, e ao público do universo SoundSystem no geral?"

MF - Gostaríamos de convidar todos os ouvintes de Reggae, a ir às festas com Soundsystem, pois a música ganha outra dimensão, quando é tocada num sistema de som artesanal, e construído para tocar Reggae/Dub. 

Toda a “vibe”, não só da música, como da festa em si é única, quando nos deparamos com uma parede de colunas, que nos faz tremer o corpo e que faz com que a música chegue à nossa alma!

Sem comentários:

Enviar um comentário