quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Posto de escuta: Mesck - Doomsayer EP


Sempre fui um grande fã do trabalho da Chestplate e da Crucial Recordings e, em ambas as editoras, há um nome que se tem destacado bastante - Mesck. Quando a Trusik nos convidou, a dar a nossa opinião, sobre o novo trabalho deste produtor, na editora do Trusik, fiquei extremamente entusiasmado, com a possibilidade de ouvir este disco antes da sua data de lançamento. Apesar de já ter expectativas muito elevadas para o disco - "Doomsayer EP" - este consegui-me mesmo assim surpreender.

O terceiro EP editado pela Trusik, começa com a faixa que dá nome ao disco, "Doomsayer". É uma faixa onde o papel principal é assumido por um sintetizador bastante saturado e agressivo, que é acompanhado por uma percussão extremamente bem encaixada, com uma linha de baixo forte e com uma bateria rígida e pesada. O meu momento preferido nesta faixa é sem dúvida o final do break, onde a velocidade de reprodução de um loop percussivo é lentamente reduzido, criando um momento de tensão que introduz a segunda parte deste tema na perfeição. A segunda faixa do lado A é "Psychodrama", uma faixa onde Mesck começa com um simples arpejo que, ao longo da faixa, é recriado, desconstruído e transformado. A este lead juntam-se vários elementos de sound design, que se interligam na perfeição com os restantes elementos da faixa. Para mim, é a colocar estes elementos no momento ideal da faixa, jogando com as expectativas e realizações do ouvinte, que Mesck se distingue dos outros produtores.

O lado B deste EP conta com mais duas faixas onde o Dubstep se junta fluidamente com o Hard Trap. "Ill Behavior" é uma colaboração de Mesck com a produtora de Denver, Kālī. Mais uma vez uma frase melódica simples é repetidamente transformada, em combinação com ritmos rápidos e sincopados, sempre com foco num kick rápido e intercalado com um snare espaçoso e muito presente. A terminar este disco está a faixa "Pills & Chains". Neste tema, a influência do Hard Trap está mais presente que no resto do EP. Aqui, os elementos que mais se destaca, são uma linha de baixo gritty e poderoso e um sample vocal, em muito responsável pelo swing desta faixa. A batida é muito sincopada, dando ênfase assim ao swing da faixa, que mais uma vez é embelezada com elementos sonoros, muito bem criados e desenhados.

"Doomsayer EP" sairá dia 10 de Agosto pela Trusik, tanto em formato digital como em vinil, e os snippets das faixas poderão ser ouvidos aqui em baixo. Fiquem atentos a este artista e especialmente este EP onde o Dubstep e o Hard Trap se juntam, criando uma musicalidade muito pesada e muito bem dotada de baixas frequências.

 

António Ramires 
Caucenus | www.facebook.com/caucenus 
Dubplate | www.facebook.com/dubplateruc

Sem comentários:

Enviar um comentário