sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conselhos para melodias descartaveis 01


Ora boas!

Esta é a primeira rubrica do novo projecto "Conselhos para melodias descartáveis" aqui no blog/fórum "take a step to dub" que eu e o 1way vamos realizar em colaboração.

Comentaremos semanalmente um disco, musica ou compilações (recente ou não) que achamos relevante realçar no mundo musical do DUB.

E digo DUB porque não nos iremos restringir ao DUBSTEP mas sim a lançamentos de DUB no seu espectro total.


Sendo assim, este primeiro "conselho" vai para o cd "MORE BASS, MORE SPEAKERS" do artista HINDZY-D, dando assim enfoque ao que se vai produzindo no underground londrino.

Lançado em Marco deste ano pela label "DUB INJEKTION", este e o segundo cd pelo mesmo artista, sendo o primeiro"BASS SPEAKS LOUDER THAN WORDS", de Agosto de 2009 pela mesma editora.

Contextualizando um pouco o artista HINDZY-D, ele e tudo menos desconhecido no meio grime/dubstep londrino. Desde 2003 começou a produzir juntamente com "LIX" e "DISTANCE" na label de grime "STING RECORDINGS", onde entre outras se pode ouvir a faixa "studio gangster ep" de 2004 que foi bastante rodada em radios piratas de grime em Londres (como a AXE-FM da qual HINDZY-D e um regular).

Revertendo para o cd em questão, a sonoridade obtida e uma combinação de basslines e vigorosos vocais/ samples a condizer, unindo assim grime e dubstep em perfeita simbiose. Mais ainda, HINDZY compos o cd de forma a que depois de cada faixa com sub-thumping bassline,se lhe segue algo mais melódico produzindo uma maior harmonia entre faixas.

De realçar são as faixas "SUB RA'VAGE","EXESS 24","SADISM WITH BASS" e "RASTA ES CA PE TO DUBSTEP", onde as sonoridades evocam o seu colega de tempos de grime "DISTANCE" ou mesmo "KROMESTAR" ou "LOEFAH", todos eles com um som característico de Londres e das influências dos soundsystems jamaicanos de roots dub com as suas poderosas basslines.

Posteriormente HINDZY-D lança o ep "SUMMER DUBZ" pela mesma label e aparece na compilação editada pelo colectivo "GET DARKER","THIS IS DUBSTEP VOLUME 1 e 2", definitivamente projectando-o neste meio.

Para quem gosta de sons furísticos, simples mas intensos em basslines,"MORE BASS MORE SPEAKERS" vale por certo a pena!

By Buster

Sem comentários:

Enviar um comentário