sábado, 6 de novembro de 2010

Conselhos para melodias descartáveis 03


Nesta 3ª edição da ‘Conselhos para melodias descartáveis’, a minha referência vai para um ‘best of’ lançado recentemente: ‘The Royal Variety Show’ pelos Dub Syndicate.
Os Dub Syndicate incorporam (a meu ver) o som mais futurístico ate hoje ouvido em bandas de Roots Dub, som este que se tem vindo progressivamente a afirmar desde a primeira colaboração dos seus dois membros originais (Style Scott e Adrian Sherwood) no principio da década de 80 e estendendo-se ate a data presente. A colectânea em foco, abrange toda a discografia dos DUB SYNDICATE, (28 faixas!) onde se pode apreciar o som diverso que esta banda tem vindo a produzir ao longo do seu percurso musical, sempre centralizado no estilo Dub. São várias as colaborações que se desenrolam ao longo das faixas, com um leque de convidados de luxo a realçar: Lee Perry nas faixas ‘ Train to doomsville’, ‘Jungle’ e ‘You thought is was dead’; Gregory Isaacs, (um dos maiores nomes do reggae, infelizmente recentemente falecido) na faixa ‘Bed of roses’, cuja voz e trabalhada e moldada aos sons característicos da produçåo de Adrian Sherwood; e ainda Luciano, Big Youth e Cedric Myton dos The Congos.
Esta recente colectânea abrange todo o percurso musical dos Dub Syndicate, começando na faixa co-produzida pelos African Headcharge ‘Don't care about space invader machines’ (extraída do primeiro LP ‘Pounding System’ de 1982) transportado-nos de seguida ao som imersivo de ‘Strike de balance’( 1989) com "Hey Ho".
Os Dub Syndicate têm vindo desde sempre a desenhar uma linha marcante e evolutiva no seu trabalho. E de notar que apos o album ‘Acres of Space’ (2001) (do qual a faixa ‘One in a billion’ integra a presente colectânea) os DS comecam a valorizar mais os vocais, e não só os ritmos e ‘mixing desk effects’, mantendo ainda o toque final de ‘overdub’ tão marcante de Sherwood.
Rica em colaborações e ‘qualidades’ sonoras, ‘The Royal Variety Show’ e um ‘must’ para todos os que apreciam o Dub, a sua historia e evolução. A titulo de conclusão, e só de lamentar que a própria editora dos Dub Syndicate
(‘On U-Sound’) tenha lançado esta pérola da música Dub apenas em formato digital... e tenha esquecido o tão amado vinil!

By Buster

Sem comentários:

Enviar um comentário