sábado, 26 de fevereiro de 2011

Conselhos para melodias descartáveis 16


Esta semana os Conselhos trazem uma proposta com um sabor diferente mas não menos relevante para ouvidos exigentes e interessados em explorar o menos obvio.

O prolífero Justin K. Broadwrick faz parte de uma linhagem de artistas ligados á consagrada editora de metal, Earache. Dando os primeiros passos como membro da primeira formação dos famosos Napalm Death (por onde também passou Mick Harris, hoje conhecido como Scorn), foi com o seu projecto seguinte, Godflesh, que este ganhou reconhecimento. Na altura os sons do metal industrial caracterizavam o seu som, lançando dois dos álbuns mais influentes deste género. O seu projecto seguinte, Jesu, parte de uma aproximação mais noise e desenrola-se por caminhos emocionais e atmosféricos desenvolvendo um carácter underground de culto invejável. Projectos paralelos com uma serie de pseudónimos diferentes, abrangendo outras sonoridades, foram sempre permeando o seu espólio musical, de notar o projecto Tech Level 2, Drum n Bass editado pela lendária editora Hard Leaders, Techno Animal, projecto hiphop/noise/dub partilhado com Kevin Martin (The Bug, King Midas Sound, etc.) e Curse Of The Golden Vampyre, também com Kevin Martin e Alec Empire (Atari Teenage Riot). Não é de estranhar esta ligação ao Dubstep, algo que já se sentiu o ano passado no álbum de remixes de Jesu.

Este EP abre com Seventh Heaven, que, se introduz num crescendo de repetição, logo nos dá a entender que estamos presentes a uma faixa de beats incisivos e perfurantes, seguros por um jorrar de samples vocais cortados e intensos.
De seguida temos The Rainy Season, apesar de um inicio de guitarra reverberante e contornos suaves, instala-se um bassline cavernoso de beats “tasty” jungle old school e uma voz a acentuar o emocional, uma constante ao longo de todo o EP. A terceira faixa é mais um dos pontos altos com um remix da comadre do beat Kevin Martin, aqui disfarçado de King Midas. Curiosamente usando o potencial dos vocalistas Roger Robinson e Hitomi onde original é instrumental, sobre uma parede de beats distorcidos, distantes e com uma camada de ruído poeirento a finalizar. O EP termina com o minimalista Resonanz Therapie Musik onde o título é a perfeita descrição do mesmo e com Drag Your Feet, a faixa mais simples, remetendo a paisagens bucólicas e com semelhança ao projecto Jesu.

Poder-se-á dizer que o trio de Mick Harris, Kevin Martin e Justin K. Broadrick representam uma influencia no Dubstep com olhos virados no noise e experimental, sendo este um som que se desenvolveu ao longo dos anos. Justin Broadrick tem já alinhadas varias edições brevemente que apelarão certamente a ouvintes de som electrónico mais pesado. Este é um produtor a explorar e a acompanhar.

Abraços e até para a semana com o review de Buster

1Way

Sem comentários:

Enviar um comentário