segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Conselhos para melodias descartáveis 13
Através desta rubrica, trago-vos esta semana o ultimo lançamento da editora Deep Medi Music, mantendo mais uma vez com os seus lançamentos um excelente standard de qualidade.
Cabe desta vez a Cyrus a tarefa de nos elevar sonoramente: o resultado é duas faixas magníficas de Dubstep que provam mais uma vez o ecletismo construtivo das suas produções.
Integrando a Dubstep 'scene' já desde dos seus primórdios em 2003, Cyrus apresenta logo de inicio uma particularidade relevante e comum a Skream, Benga e Benny Ill: é também oriundo de Croydon, localidade em Londres a que muitos atribuem o berço do Dubstep (e onde Cyrus inicia a sua carreira como dj de Drum'n'Bass e UK- Garage)
É em 2004 que Cyrus lança 'Lost City’, (a seu 1ª EP editada na Hyperdub) que conquista uma aceitação colossal por todos os envolvidos com o espectro do Dubstep nessa altura, (bem menor alias do que o presente) e que proporcionou a 'Cyrus' a sua residência na Rinse FM, ponto marcante na sua afirmação musical (também esta localizada em Croydon e que foi uma das rádios que mais divulgou o Dubstep no seu inicio).
Desde então, Cyrus tem lançado músicas em várias editoras, tornando-se um dos nomes mais frequentes da noite 'DMZ' em Brixton, Londres, participa também nas 'Generation Bass Sessions' do programa de rádio de Mary Anne Hobbs na BBC Radio 1, formando uma plataforma para a divulgação do Dubstep a nível mundial
Apesar do seu som bem característico de atmosferas obscuras, bass bem intenso e batidas bem demarcadas na melodia, Cyrus procura sempre ao longo dos anos uma evolução constante na sua particular sonoridade.
Prova disto são os dois temas deste 12", 'Manhatten Blues' e 'Decisions'.
O primeiro, mais aproximado a um Dub minimalista, apresenta como alicerce um sub-bass poderoso e uma batida quebrada em ecos inesperados e súbitos
Em contraste,’Decisions’, não constituindo a sonoridade típica deste produtor, necessita audições reincidentes para ser 'entendido' na sua totalidade. Aqui a construção do tema e complexa e frenética, os ritmos soam como uma sobreposição de dois temas distintos tocados simultaneamente e um bass que aponta para direcções divergentes da totalidade da composição sonora. Intrigante, por vezes dissonante, mas sem duvida cativante...
No entanto, a simplicidade de Manhattan Blues 'soa mais alto', fazendo com que este se torna de facto o tema de maior destaque...
By Buster
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