domingo, 15 de maio de 2011

Conselhos para melodias descartáveis 26


Assunto de entrevista recentemente aqui no blog do TSD, Be-1ne e a sua editora Area Recordings pertencem a um nicho de novas editoras apostadas em promover as sonoridades mais deep ou dark do Dubstep e da música electrónica.

Normalmente considerado como um estilo para ouvir em casa ou salas nas traseiras de clubes, no último ano temos assistido a um renovado interesse nesta sonoridade, provavelmente em resposta a tendência do Dubstep se tornar cada vez mais mainstream ou focado em quem consegue incluir mais wobbles por barra e quem tem o som mais comprimido.



Fugindo completamente a estes conceitos, deixando os sons fluírem e com bastante perseverança, tem sido graças a editoras como a Area Recordings, Black Box, Kokeshi, Osiris Music entre muitos outros que o mundo do Dubstep ainda se mantém interessante, inovador e promissor.

Assim, temos a quarta edição da Area Recordings a cargo do dono Be-1ne com as faixas “Cane Cutter” e “Soar” no lado B.

Como produtor Be-1ne tem sempre mantido uma constante atenção em atmosferas, sendo pelo meio destas que influencias dub, orientais e até ambiente mais sobressaem, contrastando com outras mais sombrias.

Este é o caso de “Cane Cutter” que se inicia com uma longa introdução atmosférica, anunciando o ritmo half step que demarca esta faixa e marcando uma tonalidade futurista mas ao mesmo tempo fluida. Os synths preenchem a zona de frequências mais altas com notas espaçadas que jogam com o rumble das frequências baixas. Na parte rítmica é de notar o interessante e subtil edit das tarolas que adicionam groove á cadencia half step.

No lado B temos Soar, que se por um lado se inicia com o mesmo tipo de longa introdução atmosférica, por outro introduz uma influência mais musical e de certa forma menos dark. O som é ligeiramente mais orgânico sendo os synths substituídos por samples de guitarra. O beat continua marcadamente half step mas com uma construção mais complexa e cheia de detalhe.

A julgar pelas quatro edições da Area Recordings, não é só Be-1ne que se deve manter debaixo de olho, mas todo o grupo de artistas envolvidos, para já só com Lysergene ainda editado mas com promessas de novos talentos para breve.

Be-1ne - Cane cutter (ARE004a Promo Edit) Ltd Vinyl Available In Stores from 04/04/11 by Area Recordings

Be-1ne - Soar (ARE004b promo edit) Ltd Vinyl Available In Stores from 04/04/11 by Area Recordings

Um abraço e ate para a semana com o review de Buster.

1Way

Sem comentários:

Enviar um comentário